EMS e reabilitação de lesões esportivas

Os estimuladores musculares eletrônicos, ou dispositivos EMS, têm sido usados em hospitais e clínicas de reabilitação há algum tempo. Depois de um tempo, descobriu-se que os atletas poderiam se beneficiar da estimulação muscular eletrônica. Eles se Clínica de Reabilitação em João Pessoa beneficiam porque a corrente elétrica de baixo nível estimula os músculos e os ajuda a se curar após um treino extenuante. Hoje em dia não é incomum encontrar aparelhos EMS em instalações médicas, academias e até mesmo em residências para ajudar pessoas que tiveram algum tipo de lesão muscular. As lesões esportivas estão entre as lesões mais comuns nas quais os dispositivos EMS são usados para reabilitar os grupos musculares afetados.

EMS e reabilitação

Há muito se sabe que os dispositivos EMS são eficazes em ambientes de reabilitação. Quando uma pessoa tem uma ruptura muscular ou outra lesão muscular, a corrente elétrica de baixo nível dos estimuladores musculares eletrônicos estimula o músculo. Esta estimulação é apenas o suficiente para iniciar o reparo do músculo. É muito importante que essas lágrimas cicatrizem para que o músculo fique mais forte. Em um ambiente de reabilitação, o terapeuta espera que esse reparo ocorra para que ele possa passar para a próxima fase do processo de reabilitação. Se o terapeuta não conseguir reparar esses músculos, não poderá trabalhar para fortalecê-los.

Sem estimulação muscular eletrônica, o processo de reparo seria muito mais lento. Em outras palavras, revolucionou a fisioterapia e ajuda a colocar os atletas de volta no campo de jogo rapidamente. Aqui está o que a estimulação muscular eletrônica pode fazer por atletas que se machucaram:

o Os nervos e os músculos são capazes de se recuperar mais rapidamente após uma lesão.
o Os estimuladores musculares eletrônicos estimulam qualquer tecido muscular danificado que pode não ser fortemente influenciado pela terapia sozinha.
o Os dispositivos EMS ajudam a estimular o tecido muscular que pode não ser afetado pelo exercício.
o A estimulação muscular eletrônica acelera o processo de reabilitação, o que diminui o custo total da fisioterapia.

Hoje em dia, a maioria das clínicas de reabilitação usa dispositivos EMS por causa de suas propriedades curativas. Depois que uma pessoa se submete à terapia, o terapeuta pode fazer com que o paciente se sente com os eletrodos de um estimulador muscular eletrônico conectado aos músculos afetados. Isso também pode ser muito relaxante porque grande parte da dor é aliviada durante esse período. Além disso, os efeitos continuam por um tempo após o término da sessão. Portanto, não apenas o processo de cura é acelerado, mas também há um certo grau de alívio da dor que não seria alcançado de outra forma.

Um você mais saudável

Basicamente, o uso de dispositivos EMS durante a terapia melhora a qualidade de vida de várias maneiras. Uma pessoa não precisa passar pela reabilitação tanto quanto antes. O atleta pode voltar aos gramados muito mais rápido do que nas épocas anteriores. Há também o fato de que o processo é muito menos doloroso. Muitos atletas que tiveram que passar pelos métodos tradicionais de terapia ficam deprimidos porque desejam voltar ao jogo. Em vez disso, eles precisam se concentrar apenas na cura.

Quando o processo demora mais do que o esperado, o atleta pode começar a se sentir sem esperança. A estimulação muscular eletrônica melhorou isso significativamente e dá muito mais esperança aos atletas. Isso permite que eles saibam que é possível que eles voltem a jogar em pouco tempo. Isso é especialmente importante para atletas do ensino médio que desejam entrar nas melhores faculdades. Também é importante para atletas universitários que desejam se tornar profissionais. Uma lesão na hora errada pode arruinar carreiras em potencial. Se tratado da maneira certa por meio de dispositivos EMS, perder essas oportunidades não precisa se tornar uma realidade. Longe vão os dias em que as lesões esportivas arruínam o futuro.